quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PADRE BERTERO VISITA FLORIANÓPOLIS

Alunos da turma do 8º ano da EMEF Padre José Francisco Bertero realizaram nessa quarta-feira (20/11) um passeio de estudos para conhecer alguns pontos turísticos de Florianópolis. Eles conheceram o projeto “Novos Talentos” que atende estudantes a partir de 13 anos com o objetivo de ensinar a programar jogos. Também andaram de escuna na Lagoa da Conceição, fizeram uma trilha na Barra da Lagoa e visitaram o Centro Histórico para conhecer a Praça XV, o Museu Palácio Cruz e Souza, a Catedral Metropolitana e o Mercado Público.

Os alunos foram acompanhados pelas professores Ana Lúcia Pintro e Hélem Luciane Frassetto. Segundo elas: “Os nossos alunos precisam ter acesso a experiências como essas. Nesses momentos eles podem conhecer muito mais do que lugares bonitos, eles têm um contato maior com a cultura, com aspectos da História do nosso povo e com novas possibilidades para ter um futuro melhor.”



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Palestra sobre “Bullying” com Gabriel O Pensador

    No feriado de 15 de novembro, 25 alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental da EMEF Padre José Francisco Bertero assistiram uma palestra sobre “Bullying” com Gabriel O Pensador.
    Ele contou sobre a faixa “Morte ao Racismo” que um dia levou para o Maracanã.
    Também leu e com a colaboração de alguns alunos dramatizou a história do livro “Um garoto chamado Rorbeto”. 
     Os alunos foram acompanhados pelas professoras Ana Lúcia Pintro e Lívia Feltrin.

TRECHO DO LIVRO QUE GABRIEL O PENSADOR LEU PARA VOCÊS:
    
   
     O nome do Rorbeto era assim, meio diferente. Na vila onde ele morava não tinha luz nem gás, mas isso não importava, pois ele gostava era de nadar nas águas do velho rio, subir na jaboticabeira e jogar futebol até a noite chegar. Lá todos os moradores se tratavam como parentes, até mesmo o cachorro Filé.
   
    Assim como o rio, o curso da vida corria, e o Rorbeto cresceu um menino esperto e curioso. Aprendeu sozinho muitas coisas, inclusive a contar os amigos na ponta dos dedos: o pai, a mãe, o cão Filé e mais três. É aí que vem o susto: "Seis dedos em uma mão só?".


História da faixa: "Racismo é burrice".

O serviço foi feito no chão da garagem do meu prédio, de onde parti para o estádio do Maracanã, à noite, a fim de exibi-la na arquibancada durante a partida entre Botafogo e... América? Ou seria outro time? Bom, isso não importa. E não importava naquela noite também. Convoquei dois amigos: Vinícius, negro e botafoguense (tudo a ver) e "Brigadeiro", flamenguista e também negro, mas um pouco menos empolgado com a ideia, além do meu irmão Tiago, como sempre um grande companheiro e aliado em várias empreitadas e ideias malucas. E quem nos levou de carro até lá foi o Nem, o único que já era "de maior". Chegamos e desenrolamos a enorme faixa de costas para o gramado, perto da grade, bem atrás do placar central, e dali começamos a dar a volta completa no maraca, lentamente, carregando e exibindo o nosso protesto para a torcida, que estava obviamente muito mais interessada em ver o jogo, mas pelo menos não vaiou nem tacou mijo na gente.
Durante a partida, a faixa ficou o tempo todo pendurada na grade, pra ter a chance de aparecer na televisão durante a transmissão do jogo. E no dia seguinte eu comprei todos os jornais pra ver se tinha escrito "Morte ao Racismo" em alguma foto de gol.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PROFESSORAS E ALUNOS DE COCAL DO SUL E CRICIÚMA PARTICIPAM DE EVENTO DA UNESC.

   
Nossos alunos Pedro e João Vinicius.
 A Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC – realizou a “VII Semana Acadêmica de Matemática e II Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Matemática da UNESC: Reflexões e Aprendizagens”, entre os dias 12 e 14 de novembro. O objetivo geral do evento é a integração entre os acadêmicos, egressos do Curso de Licenciatura em Matemática e profissionais da área, por meio da socialização e reflexões das pesquisas - relacionados à matemática – realizadas nos estágios obrigatórios na Educação Básica.
     As professora de matemática Ana Lúcia Pintro e Ana Paula Colonetti Martins participaram proferindo uma palestra com o tema: “A Docência no Ensino Fundamental – o ser professor em sala de aula”, no dia 14 de novembro.
     A professora Ana Lúcia aproveitou para divulgar os episódios do Programa “Isto é Matemática”, gravado pelo professor português Rogério Martins: “Os episódios são criativos, divertidos e apresentam os conteúdos matemáticos de uma maneira interessante. Certamente, podem contribuir muito para atividades em sala de aula.” Também falou sobre o baixo rendimento dos municípios da região da AMREC nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP - e apresentou algumas atividades desenvolvidas com os estudantes.

     Um grupo de dezenove alunos da EEF Demétrio Bettiol e EEF Cristo Rei (Cocal do Sul) e da EMEF Padre José Francisco Bertero (Criciúma) fizeram uma apresentação conjunta montando o cubo mágico. A maioria dos alunos participa do Clubinho de Matemática da Rede Municipal de Educação de Cocal do Sul. Os alunos encantaram os acadêmicos e as professoras da universidade. Uma das cursistas cronometrou o tempo e ficou impressionada com a rapidez da aluna Paula Guollo que concluiu a montagem do cubo em 57 segundos.

      A participação dos alunos teve o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Cocal do Sul. Os alunos foram acompanhados pela diretora Elaine Corrêa e pela professora Diana Morona. Os irmãos Pedro e João Vinicius, da EMEF Padre José Francisco Bertero, foram acompanhados pela mãe Claudete Backes Jovenal.