terça-feira, 22 de agosto de 2006

PROJETO: Viagem de Estudos a Florianólis

PROJETO: Viagem de Estudos para Florianópolis:
· Visita ao Projeto Tamar
· Trilha do Farol da Barra
· Caminho da Igreja da Lagoa· Visita à Ponte Hercílio Luz
· Visita ao Forte Sant’Anna
· Visita ao Museu de Armas “Major Lara Ribas”
Objetivos:
· Oferecer aos alunos uma oportunidade para conhecerem Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina.
· Conhecer a base do projeto Tamar em Florianópolis na Barra da Lagoa (Leste da Ilha).
· Verificar a importância de projetos ambientais.· Conhecer algumas praias catarinenses.
· Incentivar o interesse pela prática de trilhas.· Estimular a consciência ecológica.
· Pesquisar sobre a importância histórica das diversas fortalezas de Florianópolis.
· Conhecer armas, fardamentos e munições utilizadas principalmente a partir da 2ª Guerra Mundial.
· Verificar o andamento da obras da BR 101.Desenvolvimento
· Realizar pesquisas sobre:
- Projeto Tamar- Praias de Santa Catarina
- Fortalezas da Ilha de Santa Catarina
- Br 101
· Elaborar exposições em murais da escola com fotografias, dados, informações, gráficos e textos sobre as pesquisas realizadas.
· Organizar uma apresentação em Power Point com fotografias e comentários sobre os lugares visitados. Gravar em CDs para que a viagem de estudos possa ser registrada e apresentada às famílias e à comunidade.
· Relatar o passeio coletivamente.
· Elaborar uma crônica sobre a viagem de estudos para enviar aos jornais locais.
Turmas participantes:· 7ª série (29 alunos)· 8ª série (16 alunos)
Professoras responsáveis:
· Ana Lúcia Pintro
· Alessandra Martins
· Inês KremerData da Viagem de Estudos:
Dia 27 de outubro (data a ser confirmada)
Observação:Apresentamos o roteiro do passeio na ordem em que desejamos realizá-lo. Caso o tempo previsto não seja suficiente, eliminaremos deixaremos de visitar os últimos lugares pretendidos.
ANEXOS
· Visita ao Projeto Tamar
Em Florianópolis, a sede do Projeto está situada no Loteamento Cidade da Barra, na Barra da Lagoa, a apenas 20 metros da praia. O centro de visitantes da sede possui réplicas e silhuetas das 5 espécies de tartarugas marinhas que desovam no litoral brasileiro, pôsteres e painéis educativos, tanques contendo espécimes destes animais e sala de vídeo, onde são exibidos vídeos sobre as tartarugas marinhas e o Projeto Tamar. Conta ainda com uma loja onde as pessoas podem adquirir itens da linha Tamar, contribuindo assim com a conservação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro.
Jornal A Notícia (maio de 2006)Na base do projeto Tamar em Florianópolis, situada na Barra da Lagoa (Leste da Ilha), é possível encontrar as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. O local foi inaugurado em abril de 2005 e visa a conscientizar e sensibilizar sobre a necessidade de conservar as tartarugas marinhas junto à pesca industrial e artesanal no Sul. O centro de visitantes conta com monitores, sala de vídeo, exposição de painéis fotográficos, informações sobre tartaruga, loja e tanques com exemplares de quatro espécies de tartarugas que desovam no Brasil. Na base funciona ainda um centro de reabilitação, onde são realizados desde procedimentos simples, como curativos, até pequenas cirurgias. O ingresso para a visita custa R$ 2,00 por pessoa.
· Trilha do Farol da Barra
Uma trilha para toda as idades. Trajeto curto e fácil, com subida gradativa. Em pouco mais de 30 minutos, uma bela paisagem panorâmica da Lagoa da Conceição, da Praia da Barra da Lagoa e da Praia do Moçambique. A trilha começa na ponte pênsil no canal da Barra, e logo em seguida percorre uma servidão até a simpática Prainha. No canto direito da praia um portão indica o sentido da trilha, e 80 metros adiante uma indicação pintada numa pedra ajuda a seguir o caminho correto. O restante do trajeto é percorrido em uma trilha bem marcada, havendo trechos com areão, mas que não exigem muito esforço; um “degrau” de pedras precisa ser “escalado”. O Farol da Barra está localizado na parte mais alta deste morro, sobre uma ampla laje de pedra cercada por gravatás.Extensão: 900 metros. Grau de dificuldade: fácil. Risco: nenhum. Preparo físico: normal. Tempo de percurso: 30min. Tipo de terreno: 250 metros são de calçamento. No restante do percurso predomina trilha de terra batida intercalada com trechos pedregosos. Orientação: fácil. Bicicletas: algum interesse no retorno, com risco de queda.
· Caminho da Igreja da Lagoa
Caminho secular que ligava a Lagoa da Conceição ao Caminho do Travessão, que por sua vez fazia a ligação do centro da cidade com o norte da Ilha. O caminho tem início numa rua de pedra construída para a passagem do imperador D. Pedro I. Em seguida, o caminho passa pela Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída em 1780. Após a passagem pela lateral do salão paroquial e por uma casa antiga, entrar num portão à esquerda. A partir daí o caminho é percorrido sob a cobertura de mata alta e úmida nas encostas do Morro do Assopra. O último trecho é bastante íngreme e o solo de terra preta e úmida pode provocar escorregões. No final, um prêmio: ao chegar em uma rampa utilizada por praticantes de asa-delta e parapente, uma paisagem exuberante daLagoa da Conceição e da Praia da Joaquina.Extensão: 870 metros. Grau de dificuldade: médio. Risco: médio. Preparo físico: apurado. Tempo de percurso: 45min. Tipo de terreno: predomina chão de terra com intervalos com mais folhas e raízes e, no trecho final, terra preta úmida. Curto trecho com pedra, calçamento e gramado. Orientação: fácil. Bicicletas: algum interesse na descida, para quem vem do Caminho do Travessão, mas com grande risco de queda.
· Visita à Ponte Hercílio Luz , visita ao Forte Sant’Anna e Visita ao Museu de Armas “Major Lara Ribas”.Esses três pontos estão localizados na mesma área. Apresentamos uma fotocópia de um folder com mais informações.

Nenhum comentário: