Para assistir o videoclipe do trabalho apresentado na PUC/SP, clique AQUI.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Francisco Bertero está localizada no Bairro São Simão, município de Criciúma em Santa Catarina. Este espaço está sendo construído para trocar de experiências, registrar atividades desenvolvidas e ampliar a comunicação entre os membros da comunidade escolar.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
terça-feira, 8 de novembro de 2011
PROJETO INTERDISCIPLINAR: IINCLUSÃO
TEMA: Um amigo diferente...
PROBLEMA: Proposta pedagógica para buscar alternativas que possibilitem preparar estas pessoas para exercer sua cidadania com dignidade.
OBJETIVOS GERAIS:
· Implementar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96) artigo 12, inciso I .· Elaborar e executar propostas pedagógicas de forma a atender o aluno com necessidades educativas especiais dentro dos critérios de crescimento intelectual, social e humano.
JUSTIFICATIVA:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96) prevê no artigo 12, inciso I que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Isso significa que a escola tem autoridade para elaborar a sua intencionalidade educativa e fazê-la realizar num determinado espaço de tempo. Sendo assim, no que se refere à inclusão, a escola deve elaborar sua proposta pedagógica de forma a atender o aluno com necessidades educativas especiais dentro dos critérios de crescimento intelectual, social e humano.
A inclusão propõe a modificação da sociedade como pré-requisito para que a pessoa com deficiência possa buscar seu desenvolvimento e exercer a sua cidadania. Ela provoca e exige da escola, novos posicionamentos diante dos processos de ensino e de aprendizagem”.
No dia 11 de outubro fizemos a culminância:
No dia 11 de outubro fizemos a culminância:
1º ANO - PROFESSORA KARINA.
TEMA: DEFICIÊNCIA VISUAL
Apresentação da peça teatral Escola Inclusiva e da música Carinho de verdade. A turma do 1º ano também proporcionou aos alunos das séries iniciais uma palestra com Laélio Inácio, deficiente visual, onde todos os alunos puderam tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre essa deficiência.
Construíram o vídeo Aprendendo com as diferenças das pessoas com deficiências, que fala sobre a inclusão, e apresentaram em LIBRAS o alfabeto, as vogais, os números, os dias da semana e os meses do ano.
Pesquisaram vídeos sobre o autismo, e fizeram a seleção de um vídeo com uma linguagem lúdica e atrativa para o grande grupo. Após a visualização do vídeo Autismo - Conscientização - Turma da Mônica, os alunos leram algumas informações sobre o autismo.
2º ANO - PROFESSORA: ÁDRIA.
TEMA: SÍNDROME DE DOWN
LITERATURAS: UM AMIGO DIFERENTE
A turma leu o livro Meu amigo down na escola, da autora Cláudia Werneck, e fizeram na sala de tecnologias educacionais uma apresentação eletrônica, utilizando o programa Impress.
3º ANO - PROFESSORA: FÁTIMA
TEMA: DEFICIÊNCIA FÍSICA
LITERATURA: ESTA É SÍLVIA.
Esta literatura enfatiza que todo ser humano, com alguma deficiência, ou não, tem os mesmos desejos e sentimentos que qualquer outro ser. Silvia é uma menina cadeirante que brinca, canta, faz arte, dança, sente medo, ama, fica triste ou zangada como qualquer outra criança dita “normal”.
4º ANO - 401 e 402 - PROFESSORAS: FLÁVIA E ROSILDA.
TEMA: DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Construíram o vídeo Aprendendo com as diferenças das pessoas com deficiências, que fala sobre a inclusão, e apresentaram em LIBRAS o alfabeto, as vogais, os números, os dias da semana e os meses do ano.
5º ANO – PROFESSORA: HÉLEM
TEMA: AUTISMO
Pesquisaram vídeos sobre o autismo, e fizeram a seleção de um vídeo com uma linguagem lúdica e atrativa para o grande grupo. Após a visualização do vídeo Autismo - Conscientização - Turma da Mônica, os alunos leram algumas informações sobre o autismo.
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS:
· Autismo é uma disfunção do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do individuo, de socialização e de comportamento.
· Foi descrito pela primeira vez em 1943, pelo médico austríaco Leo kanner. A palavra autismo foi criada por Eugene Bleuler, em 1911, para descrever um sintoma da esquizofrenia, que definiu como sendo uma fuga da realidade.
· Algumas crianças apesar de ser autistas, apresentam inteligencia e fala intactas outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestações do autismo, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas. Atualmente já há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.
· Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e socialização frenquentemente causam dificuldades em muitas áreas da vida. adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento a apoio moral em sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes de seus filhos terminarem a escola.
· A ciência, pela primeira vez falou em cura do autismo em novembro de 2010 , com a descoberta de um grupo de cientistas nos EUA, liderado pelo pesquisador brasileiro Alysson Muotri, na universidade da califórnia, que conseguiu curar um neurônio autista em laboratório. o estudo que baseou-se na síndrome de Rett, foi coordenado por mais dois brasileiros, Cassiano Carromeu e Carol Marchetto e foi publicado na revista cientifica cell.
AVALIAÇÃO: As avaliações serão feitas mediante as realizações dos trabalhos e das apresentações em sala de aula. Através de registros, dramatizações, palestras, oficinas e produções textuais.
BIBLIOGRAFIA:
Atendimento Educacional Especializado: Aspectos legais e Orientação pedagógica. Eugenia Augusta Gonzaga Fávero, Luíza de Marillac P. Pantoja, Maria Tereza Eglér Mantoan
Revista do educador: Inclusão: Ciranda Cultural.
Ciranda da Inclusão: Esclarecendo as deficiências; Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco.
Assinar:
Postagens (Atom)