terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR: IINCLUSÃO

TEMA: Um amigo diferente...


PROBLEMA: Proposta pedagógica para buscar alternativas que possibilitem preparar estas pessoas para exercer sua cidadania com dignidade.
OBJETIVOS GERAIS:
· Implementar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96) artigo 12, inciso I .
· Elaborar e executar propostas pedagógicas de forma a atender o aluno com necessidades educativas especiais dentro dos critérios de crescimento intelectual, social e humano.
JUSTIFICATIVA:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, nº 9.394/96) prevê no artigo 12, inciso I que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”. Isso significa que a escola tem autoridade para elaborar a sua intencionalidade educativa e fazê-la realizar num determinado espaço de tempo. Sendo assim, no que se refere à inclusão, a escola deve elaborar sua proposta pedagógica de forma a atender o aluno com necessidades educativas especiais dentro dos critérios de crescimento intelectual, social e humano. 
A inclusão propõe a modificação da sociedade como pré-requisito para que a pessoa com deficiência possa buscar seu desenvolvimento e exercer a sua cidadania. Ela provoca e exige da escola, novos posicionamentos diante dos processos de ensino e de aprendizagem”.


No dia 11 de outubro fizemos a culminância:
1º ANO - PROFESSORA KARINA.
TEMA: DEFICIÊNCIA VISUAL

Apresentação da peça teatral Escola Inclusiva e da música Carinho de verdade. A turma do 1º ano também proporcionou aos alunos das séries iniciais uma palestra com Laélio Inácio, deficiente visual, onde todos os alunos puderam tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre essa deficiência.

2º ANO - PROFESSORA: ÁDRIA.

TEMA: SÍNDROME DE DOWN

LITERATURAS: UM AMIGO DIFERENTE


A turma leu o livro Meu amigo down na escola, da autora Cláudia Werneck, e fizeram na sala de tecnologias educacionais uma apresentação eletrônica, utilizando o programa Impress.


3º ANO - PROFESSORA: FÁTIMA


TEMA: DEFICIÊNCIA FÍSICA

LITERATURA: ESTA É SÍLVIA.

Esta literatura enfatiza que todo ser humano, com alguma deficiência, ou não, tem os mesmos desejos e sentimentos que qualquer outro ser. Silvia é uma menina cadeirante que brinca, canta, faz arte, dança, sente medo, ama, fica triste ou zangada como qualquer outra criança dita “normal”.


4º ANO - 401 e 402 - PROFESSORAS: FLÁVIA E ROSILDA.

TEMA: DEFICIÊNCIA AUDITIVA



Construíram o vídeo Aprendendo com as diferenças das pessoas com deficiências, que fala sobre a inclusão, e apresentaram em LIBRAS o alfabeto, as vogais, os números, os dias da semana e os meses do ano.



5º ANO – PROFESSORA: HÉLEM

TEMA: AUTISMO

Pesquisaram vídeos sobre o autismo, e fizeram a seleção de um vídeo com uma linguagem lúdica e atrativa para o grande grupo. Após a visualização do vídeo Autismo - Conscientização - Turma da Mônica, os alunos leram algumas informações sobre o autismo.



APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS:

· Autismo é uma disfunção do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do individuo, de socialização e de comportamento.

· Foi descrito pela primeira vez em 1943, pelo médico austríaco Leo kanner. A palavra autismo foi criada por Eugene Bleuler, em 1911, para descrever um sintoma da esquizofrenia, que definiu como sendo uma fuga da realidade.

· Algumas crianças apesar de ser autistas, apresentam inteligencia e fala intactas outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestações do autismo, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas. Atualmente já há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.

· Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e socialização frenquentemente causam dificuldades em muitas áreas da vida. adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento a apoio moral em sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes de seus filhos terminarem a escola.

· A ciência, pela primeira vez falou em cura do autismo em novembro de 2010 , com a descoberta de um grupo de cientistas nos EUA, liderado pelo pesquisador brasileiro Alysson Muotri, na universidade da califórnia, que conseguiu curar um neurônio autista em laboratório. o estudo que baseou-se na síndrome de Rett, foi coordenado por mais dois brasileiros, Cassiano Carromeu e Carol Marchetto e foi publicado na revista cientifica cell.

AVALIAÇÃO: As avaliações serão feitas mediante as realizações dos trabalhos e das apresentações em sala de aula. Através de registros, dramatizações, palestras, oficinas e produções textuais.

BIBLIOGRAFIA:

Atendimento Educacional Especializado: Aspectos legais e Orientação pedagógica. Eugenia Augusta Gonzaga Fávero, Luíza de Marillac P. Pantoja, Maria Tereza Eglér Mantoan

Revista do educador: Inclusão: Ciranda Cultural.

Ciranda da Inclusão: Esclarecendo as deficiências; Márcia Honora, Mary Lopes Esteves Frizanco.

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