sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PROPOSTA DE TRABALHO



PROPOSTA DE TRABALHO
2013 – 2014
                                                 Candidata: Inês Regina de Mello Sombrio.


INTRODUÇÃO
            A proposta desta unidade escolar está fundamentada na proposta curricular e no P.P.P. da rede municipal de Criciúma e unidade escolar, bem como voltada para transformação do educando, respeitando cada história de vida, buscando ampliar conhecimentos históricos através da mediação e interação entre professor X alunos X pais X comunidade.
            A educação escolar é direito de todos como condição de acesso, permanência e sucesso, respeitando as diferenças étnicas e culturais, e como tal, é dever da escola elaborar e discutir ações através de um programa de gestão democrática, que possibilite uma educação de qualidade e preparada para atender a diversidade. A educação inclusiva consiste em primeiro lugar em  aceitar as crianças como pessoas, como seres humanos únicos e diferentes entre si.
            A atuação do gestor escolar é fundamental, principalmente no que diz respeito ao seu envolvimento e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem da sua escola de atuação. Por isso, mais do que nunca, torna-se necessário o comprometimento em aperfeiçoar-se constantemente, para que todo o processo escolar seja atingido com sucesso.

JUSTIFICATIVA
            Estamos vivendo um tempo de crise global, em que os velhos paradigmas da modernidade vêm sendo contestados e em que o conhecimento, matéria-prima da educação escolar, passa por reinterpretação.
            Como as diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, a diversidade humana está cada vez mais descoberta e evidenciada e é condição imprescindível para  se entender como conhecemos, aprendemos, compreendemos o mundo e nós mesmos.
            Uma forma de combater a exclusão é o trabalho desenvolvido por profissionais comprometidos que tenham como prioridade o desenvolvimento ético, moral, intelectual e social dos alunos. É preciso que o aluno seja respeitado nas suas diferenças e valorizado como sujeito em construção, pois para que ocorra a inclusão, toda a equipe deve pensar em conjunto. O trabalho coletivo precisa estar incluído na proposta pedagógica e de gestão. A inclusão ensina a tolerância para todos os que estão diariamente na escola e na comunidade, é uma revolução silenciosa.
            A escola deve ter como objetivo estimular e desenvolver a cidadania, deve proporcionar aos seus alunos situações em que eles tenham oportunidade de adquirir valores e conhecimentos básicos para a vida na sociedade contemporânea. Deve promover atitudes e habilidades necessárias para que cada aluno venha a participar plena e efetivamente da vida política, econômica e social do país.
            Para realizar sua função social, a escola precisa proporcionar situações em que os alunos participem de projetos coletivos de interesse da escola e comunidade. Dessa forma, eles exercitam na autonomia e na convivência social saudável, aprendem a expressar ideias e opiniões, a ouvir e a debater, estabelecendo uma atitude em relação ao saber e ao conhecimento que os leva a querer  aprender sempre mais.
            A formação ampla os capacita e os torna aptos a viver num mundo cada vez mais dinâmico e complexo. A programação extra e intracurricular complementa e enriquece a formação acadêmica dos alunos, com atividades direcionadas a todos os níveis de ensino.

OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAL – Promover a transformação da escola em espaço democrático de exercício da cidadania, tendo como referência primordial a educação bem sucedida, centrada na formação do educando, assegurando-lhe o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas nas dimensões cognitivas, corporais, afetivas, éticas, sociais, culturais, raciais, ecológicas e espirituais, respeitando os ritmos de aprendizagem,  as formas de perceber o mundo e a diversidade ética e cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Diminuir o índice de reprovação e evasão escolar.
-Proporcionar momentos de estudo, visando a qualidade de ensino e um melhor desempenho profissional.
-Conscientizar os educandos sobre a importância do estudo na vida social e profissional.
- Cuidar e valorizar o ambiente físico e espiritual da comunidade escolar.
- Incentivar pais, professores e alunos a participarem do C.C.P., sempre que houver necessidade de discutir problemas específicos das turmas.
- Garantir acesso e permanência a todos os alunos matriculados neste estabelecimento de ensino.
-Incentivar pais e professores a participarem ativamente da A.P.P..
- Criar condições para que os alunos adquiram desenvolvimento educacional, social e cultural.
- Integrar alunos X pais X professores X funcionários X comunidade.
- Atender a todos que solicitarem com igualdade, independente de credos, etnias, classes sociais e portadores de necessidades especiais.
-Propiciar a toda comunidade escolar um ambiente de respeito, segurança e amizade.
-Colocar em prática os projetos do P.P.P.
-Preservar, cuidar e valorizar o Patrimônio Público Escolar.
-Apoiar e incentivar pedagogicamente todos os alunos com dificuldade de aprendizagem a participarem das aulas de apoio pedagógico.
-Promover grupos de estudos para apoio pedagógico.
-Administrar com transparência a verbas recebidas, tanto a municipal, quanto a federal.
-Orientar as serventes escolares para que sigam o cardápio, visando o desenvolvimento saudável do aluno.
-Proporcionar momentos de interação entre professor de sala de aula e Sala de Tecnologias Educacionais.
-Desenvolver atividades na Sala de Tecnologias Educacionais quer eforcem os conteúdos abordados em sala de aula.
-Trabalhar junto à comunidade escolar a valorização do corpo docente deste estabelecimento de ensino.
-Trabalhar junto à comunidade escolar a valorização deste estabelecimento de ensino.
-Continuar incentivando educadores e alunos na busca pela qualidade do ensino para que as metas do IDEB sejam atingidas e superadas.
- Continuar incentivando professores e alunos a participarem da Prova do IDEC para que obtenham bons resultados nessa avaliação.
- Incentivar e capacitar os alunos para participarem da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
- Incentivar professores e alunos para participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa.
-Organizar viagens de estudo com recursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Ações Administrativas:
Ações: 1 – Prestações de contas com a A.P.P. semestralmente ou sempre que necessário.
1.1-           Reunião a cada início de novo ano letivo com os pais para explicar a importância da A.P.P. participativa e presente na vida escolar.
1.2-           Reunião com pais para explicar a função da A.P.P em uma unidade escolar.
1.3-           Incentivar a criação de chapas para a eleição da A.P.P. no ano de eleição.
1.4-           Realizar reuniões com a A.P.P. para decidir as aquisições necessárias para o estabelecimento de ensino, sempre que houver necessidade.

2- Continuar abrindo os espaços da escola para a comunidade praticar esportes, durante toda a gestão, desde que a comunidade cuide do patrimônio público.

3- Conscientizar alunos, professores, funcionários e comunidade da importância de um ambiente limpo, agradável e valorizado durante todo o período  letivo de 2013 e 2014.

4- Conscientizar os alunos da importância do cuidado dos computadores, ajudando a cuidar e preservar.

5- Cuidar e modernizar a Sala de Artes.

6- Continuar com a venda  de materiais recicláveis, revertendo o "lixo" em dinheiro durante todo o período letivo.

7- Continuar conscientizando toda a comunidade escolar da importância da reciclagem do lixo, durante o ano letivo.

9- Continuar adquirindo novos livros de pesquisas e de literatura para alunos e professores, durante todo o período letivo de 2013 e 2014.

10- Aquisição de eletrodomésticos e utensílios para a cozinha, durante todo o período letivo de 2013 e 2014.

11- Com a participação dos professores de artes e alunos, continuar a fazer a pintura artística do muro da escola no segundo semestre de 2013 e 2014.

12- Adquirir materiais pedagógicos para serem trabalhados em sala de aula, sempre que houver necessidade.

13-Com o apoio da A.P.P. reivindicar junto ao poder público a reforma e a ampliação desta Unidade Escolar.

14- Com apoio da A.P.P. reivindicar junto ao poder público a construção do ginásio de esportes coberto.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
AÇÕES E CRONOGRAMAS
1   1-  Evasão e reprovação escolar.
1.2- Trabalhar junto com a orientação os casos de alunos faltosos, durante todo o período letivo de 2013 e 2014.
1.3- Visitar as famílias dos alunos faltosos, para incentivá-los a voltar ao ambiente escolar.
1.4- Levar casos mais complicados para o APOIA e APONT.
1.5- Apoio pedagógico para alunos com dificuldades de aprendizagem em horário extraclasse.
1.6- Recuperação paralela, durante todo ano letivo.
1.7- Encaminhar casos mais difíceis para a orientação, psicóloga, psicopedagoga e fonoaudióloga, durante todo o ano letivo.
1.8- Trabalhar junto com professores e orientação a falta de interesse dos alunos nos estudos.
1.9- Fazer projetos junto com professores e orientação durante todo o ano letivo.
2- Recreio dirigido.
       2.13- Continuar desenvolvendo atividades recreativas e organizando o recreio, durante todo o ano letivo.
3- PROERD.
       3.1- Dar continuidade aos projetos de proteção contra as drogas.
4- Integração.
       4.1- Trabalhar o sentido da Páscoa, no mês de março ou abril.
       4.2- Festa dia das mães ou família, no mês de maio.
       4.3- Festa junina interna, ressaltando a sua real importância e finalidade, que é proporcionar, além da integração, o resgate cultural e folclórico  no mês de julho.
       4.4- Comemorações dia do estudante – OLIJOB (Olimpíadas e jogos do Bertero) ou Gincana Cultural.
       4.5- Comemorações dia da criança e dia do professor no mês de outubro.
       4.6- Comemorações dos aniversariantes (professores).
       4.7- Festa ou viagem de fim de ano para os professores.
5- Biblioteca.
       5.1- Incentivar a leitura, através de projetos de leitura e pesquisa.
       5.2- Continuar abrindo a biblioteca para toda a comunidade fazer pesquisas e leituras.
6- Conselho de Classe Participativo.
        6.1- Explicar a importância da participação de pais e alunos no C.C.P., quando houver necessidade.
        6.2- Discutir sobre a aprendizagem, sobre a prática pedagógica e a reorganização da avaliação para garantir maior sucesso escolar durante todo o ano letivo.
        6.3- Apresentação de atividades desenvolvidas pelos alunos nas aulas.
7- Projeto Político Pedagógico.
        7.1- Continuar discutindo a importância do P.P.P. na escola com toda a comunidade escolar.
        7.2- Debater com toda a comunidade escolar as prioridades e necessidades da escola.
        7.3- Aprimorar sempre o P.P.P., buscando novas propostas.
        7.4- Verificar metas e ações que podem ser modificadas, durante todo o ano letivo.
        7.5- Vivenciar o P.P.P.
8- Valorização dos Professores e Funcionários.
        8.1- Incentivar professores a participarem das formações continuadas.
        8.2- Promover palestras nos dias de reunião pedagógica com assuntos sugeridos pelos professores, a cada trimestre.
        8.3- Incentivar professores e serventes a fazerem cursos, sempre que houver.
9- Hora Atividade.
        9.1- Gerenciar de maneira correta e sensata a hora atividade dos professores, durante todo o ano letivo.
10- Divulgar na comunidade a data da matricula do PROEJA e incentivar toda comunidade a voltar aos estudos.
        10.1- Facilitar o trabalho dos professores do PROEJA para que tenham acesso aos ambientes da escola (sala de informática, biblioteca, DVD e Sala de Artes).
11- Divulgar o edital de matricula para toda a comunidade.
12- Através de reuniões, palestras e nas conversas no dia-a-dia, valorizar o trabalho do professor perante à comunidade.
13-Atingir as metas do IDEB e IDEC.
14-Planejar Viagem de estudo.
15 – Participar da OBMEP e das Olimpíadas de Língua Portuguesa.

AVALIAÇÃO
            Todo trabalho democrático precisa de acompanhamento e avaliação e só alcançará o sucesso se for assumido como compromisso, não só do gestor, mas de toda a comunidade escolar.
            O ato de avaliar deve ocorrer durante todo o período de 2013 e 2014 e deve ter como finalidade verificar se o trabalho feito na comunidade escolar possa estar sempre pautado na transparência e respeito, com comprometimento e participação e ética, sendo estas as metas a serem atingidas.

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