PROPOSTA DE TRABALHO
2013 – 2014
Candidata: Inês Regina de Mello Sombrio.
INTRODUÇÃO
A proposta desta unidade escolar está fundamentada na proposta curricular e no
P.P.P. da rede municipal de Criciúma e unidade escolar, bem como voltada para
transformação do educando, respeitando cada história de vida, buscando ampliar
conhecimentos históricos através da mediação e interação entre professor X
alunos X pais X comunidade.
A educação escolar é direito de todos como condição de acesso, permanência e
sucesso, respeitando as diferenças étnicas e culturais, e como tal, é dever da
escola elaborar e discutir ações através de um programa de gestão democrática,
que possibilite uma educação de qualidade e preparada para atender a
diversidade. A educação inclusiva consiste em primeiro lugar em aceitar
as crianças como pessoas, como seres humanos únicos e diferentes entre si.
A atuação do gestor escolar é fundamental, principalmente no que diz respeito
ao seu envolvimento e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem da
sua escola de atuação. Por isso, mais do que nunca, torna-se necessário o
comprometimento em aperfeiçoar-se constantemente, para que todo o processo
escolar seja atingido com sucesso.
JUSTIFICATIVA
Estamos vivendo um tempo de crise global, em que os velhos paradigmas da modernidade
vêm sendo contestados e em que o conhecimento, matéria-prima da educação
escolar, passa por reinterpretação.
Como as diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, a diversidade
humana está cada vez mais descoberta e evidenciada e é condição imprescindível
para se entender como conhecemos, aprendemos, compreendemos o mundo e nós
mesmos.
Uma forma de combater a exclusão é o trabalho desenvolvido por profissionais
comprometidos que tenham como prioridade o desenvolvimento ético, moral,
intelectual e social dos alunos. É preciso que o aluno seja respeitado nas suas
diferenças e valorizado como sujeito em construção, pois para que ocorra a
inclusão, toda a equipe deve pensar em conjunto. O trabalho coletivo precisa estar incluído
na proposta pedagógica e de gestão. A inclusão ensina a tolerância para todos
os que estão diariamente na escola e na comunidade, é uma revolução silenciosa.
A escola deve ter como objetivo estimular e desenvolver a cidadania, deve proporcionar
aos seus alunos situações em que eles tenham oportunidade de adquirir valores e
conhecimentos básicos para a vida na sociedade contemporânea. Deve promover
atitudes e habilidades necessárias para que cada aluno venha a participar plena
e efetivamente da vida política, econômica e social do país.
Para realizar sua função social, a escola precisa proporcionar situações em que
os alunos participem de projetos coletivos de interesse da escola e comunidade.
Dessa forma, eles exercitam na autonomia e na convivência social saudável,
aprendem a expressar ideias e opiniões, a ouvir e a debater, estabelecendo uma
atitude em relação ao saber e ao conhecimento que os leva a querer
aprender sempre mais.
A formação ampla os capacita e os torna aptos a viver num mundo cada vez mais
dinâmico e complexo. A programação extra e intracurricular complementa e
enriquece a formação acadêmica dos alunos, com atividades direcionadas a todos
os níveis de ensino.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAL – Promover a transformação da
escola em espaço democrático de exercício da cidadania, tendo como referência
primordial a educação bem sucedida, centrada na formação do educando,
assegurando-lhe o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas nas
dimensões cognitivas, corporais, afetivas, éticas, sociais, culturais, raciais,
ecológicas e espirituais, respeitando os ritmos de aprendizagem, as
formas de perceber o mundo e a diversidade ética e cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Diminuir o índice de reprovação e evasão
escolar.
-Proporcionar momentos de estudo, visando a
qualidade de ensino e um melhor desempenho profissional.
-Conscientizar os educandos sobre a importância
do estudo na vida social e profissional.
- Cuidar e valorizar o ambiente físico e
espiritual da comunidade escolar.
- Incentivar pais, professores e alunos a
participarem do C.C.P., sempre que houver necessidade de discutir problemas
específicos das turmas.
- Garantir acesso e permanência a todos os alunos
matriculados neste estabelecimento de ensino.
-Incentivar pais e professores a participarem
ativamente da A.P.P..
- Criar condições para que os alunos adquiram
desenvolvimento educacional, social e cultural.
- Integrar alunos X pais X professores X
funcionários X comunidade.
- Atender a todos que solicitarem com igualdade,
independente de credos, etnias, classes sociais e portadores de necessidades
especiais.
-Propiciar a toda comunidade escolar um ambiente
de respeito, segurança e amizade.
-Colocar em prática os projetos do P.P.P.
-Preservar, cuidar e valorizar o Patrimônio
Público Escolar.
-Apoiar e incentivar pedagogicamente todos os
alunos com dificuldade de aprendizagem a participarem das aulas de apoio
pedagógico.
-Promover grupos de estudos para apoio
pedagógico.
-Administrar com transparência a verbas
recebidas, tanto a municipal, quanto a federal.
-Orientar as serventes escolares para que sigam o
cardápio, visando o desenvolvimento saudável do aluno.
-Proporcionar momentos de interação entre
professor de sala de aula e Sala de Tecnologias Educacionais.
-Desenvolver atividades na Sala de Tecnologias
Educacionais quer eforcem os conteúdos abordados em sala de aula.
-Trabalhar junto à comunidade escolar a
valorização do corpo docente deste estabelecimento de ensino.
-Trabalhar junto à comunidade escolar a
valorização deste estabelecimento de ensino.
-Continuar incentivando educadores e alunos na
busca pela qualidade do ensino para que as metas do IDEB sejam atingidas e
superadas.
- Continuar incentivando professores e alunos a
participarem da Prova do IDEC para que obtenham bons resultados nessa
avaliação.
- Incentivar e capacitar os alunos para
participarem da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.
- Incentivar professores e alunos para
participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa.
-Organizar viagens de estudo com recursos
oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação.
Ações Administrativas:
Ações: 1 – Prestações de contas com a A.P.P.
semestralmente ou sempre que necessário.
1.1-
Reunião a cada início de novo ano letivo com os pais para explicar a
importância da A.P.P. participativa e presente na vida escolar.
1.2-
Reunião com pais para explicar a função da A.P.P em uma unidade escolar.
1.3-
Incentivar a criação de chapas para a eleição da A.P.P. no ano de
eleição.
1.4-
Realizar reuniões com a A.P.P. para decidir as aquisições necessárias
para o estabelecimento de ensino, sempre que houver necessidade.
2- Continuar abrindo os espaços da escola para a
comunidade praticar esportes, durante toda a gestão, desde que a comunidade
cuide do patrimônio público.
3- Conscientizar alunos, professores,
funcionários e comunidade da importância de um ambiente limpo, agradável e
valorizado durante todo o período letivo de 2013 e 2014.
4- Conscientizar os alunos da importância do
cuidado dos computadores, ajudando a cuidar e preservar.
5- Cuidar e modernizar a Sala de Artes.
6- Continuar com a venda de materiais recicláveis,
revertendo o "lixo" em dinheiro durante todo o período letivo.
7- Continuar conscientizando toda a comunidade
escolar da importância da reciclagem do lixo, durante o ano letivo.
9- Continuar adquirindo novos livros de pesquisas
e de literatura para alunos e professores, durante todo o período letivo de
2013 e 2014.
10- Aquisição de eletrodomésticos e utensílios
para a cozinha, durante todo o período letivo de 2013 e 2014.
11- Com a participação dos professores de artes e
alunos, continuar a fazer a pintura artística do muro da escola no segundo
semestre de 2013 e 2014.
12- Adquirir materiais pedagógicos para serem
trabalhados em sala de aula, sempre que houver necessidade.
13-Com o apoio da A.P.P. reivindicar junto ao
poder público a reforma e a ampliação desta Unidade Escolar.
14- Com apoio da A.P.P. reivindicar junto ao
poder público a construção do ginásio de esportes coberto.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
AÇÕES E CRONOGRAMAS
1 1- Evasão e
reprovação escolar.
1.2- Trabalhar junto com a orientação os casos de
alunos faltosos, durante todo o período letivo de 2013 e 2014.
1.3- Visitar as famílias dos alunos faltosos,
para incentivá-los a voltar ao ambiente escolar.
1.4- Levar casos mais complicados para o APOIA e
APONT.
1.5- Apoio pedagógico para alunos com
dificuldades de aprendizagem em horário extraclasse.
1.6- Recuperação paralela, durante todo ano
letivo.
1.7- Encaminhar casos mais difíceis para a
orientação, psicóloga, psicopedagoga e fonoaudióloga, durante todo o ano
letivo.
1.8- Trabalhar junto com professores e orientação
a falta de interesse dos alunos nos estudos.
1.9- Fazer projetos junto com professores e
orientação durante todo o ano letivo.
2- Recreio dirigido.
2.13-
Continuar desenvolvendo atividades recreativas e organizando o recreio, durante
todo o ano letivo.
3- PROERD.
3.1- Dar
continuidade aos projetos de proteção contra as drogas.
4- Integração.
4.1-
Trabalhar o sentido da Páscoa, no mês de março ou abril.
4.2- Festa
dia das mães ou família, no mês de maio.
4.3- Festa
junina interna, ressaltando a sua real importância e finalidade, que é
proporcionar, além da integração, o resgate cultural e folclórico no mês
de julho.
4.4-
Comemorações dia do estudante – OLIJOB (Olimpíadas e jogos do Bertero) ou
Gincana Cultural.
4.5-
Comemorações dia da criança e dia do professor no mês de outubro.
4.6-
Comemorações dos aniversariantes (professores).
4.7- Festa
ou viagem de fim de ano para os professores.
5- Biblioteca.
5.1-
Incentivar a leitura, através de projetos de leitura e pesquisa.
5.2-
Continuar abrindo a biblioteca para toda a comunidade fazer pesquisas e
leituras.
6- Conselho de Classe Participativo.
6.1-
Explicar a importância da participação de pais e alunos no C.C.P., quando
houver necessidade.
6.2-
Discutir sobre a aprendizagem, sobre a prática pedagógica e a reorganização da
avaliação para garantir maior sucesso escolar durante todo o ano letivo.
6.3-
Apresentação de atividades desenvolvidas pelos alunos nas aulas.
7- Projeto Político Pedagógico.
7.1-
Continuar discutindo a importância do P.P.P. na escola com toda a comunidade
escolar.
7.2-
Debater com toda a comunidade escolar as prioridades e necessidades da escola.
7.3-
Aprimorar sempre o P.P.P., buscando novas propostas.
7.4-
Verificar metas e ações que podem ser modificadas, durante todo o ano letivo.
7.5-
Vivenciar o P.P.P.
8- Valorização dos Professores e Funcionários.
8.1-
Incentivar professores a participarem das formações continuadas.
8.2-
Promover palestras nos dias de reunião pedagógica com assuntos sugeridos pelos
professores, a cada trimestre.
8.3-
Incentivar professores e serventes a fazerem cursos, sempre que houver.
9- Hora Atividade.
9.1-
Gerenciar de maneira correta e sensata a hora atividade dos professores,
durante todo o ano letivo.
10- Divulgar na comunidade a data da matricula do
PROEJA e incentivar toda comunidade a voltar aos estudos.
10.1-
Facilitar o trabalho dos professores do PROEJA para que tenham acesso aos
ambientes da escola (sala de informática, biblioteca, DVD e Sala de Artes).
11- Divulgar o edital de matricula para toda a comunidade.
12- Através de reuniões, palestras e nas
conversas no dia-a-dia, valorizar o trabalho do professor perante à comunidade.
13-Atingir as metas do IDEB e IDEC.
14-Planejar Viagem de estudo.
15 – Participar da OBMEP e das Olimpíadas de
Língua Portuguesa.
AVALIAÇÃO
Todo trabalho democrático precisa de acompanhamento e avaliação e só alcançará
o sucesso se for assumido como compromisso, não só do gestor, mas de toda a
comunidade escolar.
O ato de avaliar deve ocorrer durante todo o período de 2013 e 2014 e deve ter
como finalidade verificar se o trabalho feito na comunidade escolar possa estar
sempre pautado na transparência e respeito, com comprometimento e participação
e ética, sendo estas as metas a serem atingidas.
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