quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CUBO MÁGICO NO RECREIO

    Já faz um bom tempo que a Diretora Inês pediu que os alunos das Séries Finais que sabem montar o cubo mágico ensinem os alunos das Séries Iniciais no recreio. Como nossa prioridade era a OBMEP, resolvermos começar somente agora!
     Hoje nós passamos nas salas de aula para fazer uma apresentação, mostrar o cubo mágico e aguçar o interesse deles mostrando como se faz a primeira etapa.
     A partir de agora estaremos nos organizando para que durante os recreios essa turma esteja na escola para ensinar os interessados.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Segunda etapa do Prêmio Acic de Matemática

 
Alunos da EMEF Padre José Francisco Bertero aprovados para a 2ª Etapa:
Emanuelle Cardozo Dias
José Renato Nicolau Gonçalves
Julio Cesar Monteiro
Pablo Goulart da Silva

A segunda etapa do Prêmio Acic de Matemática será aplicada nesta sexta-feira, dia 31, nas dependências da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Dos 1.842 estudantes participantes da primeira etapa, 254 foram selecionados para a segunda avaliação. A prova, que é destinada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais e particulares de Criciúma, será aplicada às 9 horas. 
As escolas classificadas para esta segunda etapa receberam um selo especial com a identificação. Além disso, os pais dos alunos que farão a segunda prova, também estão recebendo uma carta assinada pelo presidente da entidade, o prefeito de Criciúma e da secretária de educação, informando que o seu filho foi aprovado para a segunda etapa. 
“Tudo isso mexe também no seio familiar. É um motivo de orgulho para os pais o que motiva cada vez mais, apoiarem e incentivarem seus filhos a se dedicarem aos estudos”, destaca o presidente da Acic, César Smielevski.
A iniciativa do prêmio visa promover a valorização da matemática na vida cotidiana dos alunos e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação. Para o presidente da Acic, o prêmio de matemática configura-se como mais uma ação da entidade em prol da educação, onde se busca, primeiramente, diagnosticar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos nas escolas municipais e particulares. 
 “Com os resultados obtidos será possível desenvolver ações para os anos subsequentes, em tempo hábil e ainda em fase de aprendizado, já que o prêmio é voltado aos alunos do 5º ano. Além disso, partimos do princípio de que o raciocínio lógico é a base da inovação, outra bandeira defendida pela Acic, sendo uma oportunidade de descobrirmos novos talentos para o futuro”, pontua Smielevski. A divulgação dos premiados será no dia 13 de novembro e o evento de premiação será no dia 5 de dezembro. 
Os cinco primeiros colocados receberão os seguintes prêmios: 

1° lugar: IPad e medalha
2° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas
3° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas

A direção e o professor responsável pelo ensino de matemática das escolas contempladas receberão menção honrosa e premiação. A entrega dos prêmios será realizada em evento comemorativo, em data, horário e local a serem definidos.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Texto de aluna da rede é selecionado para etapa Sul Brasileira da Olimpíada de Língua Portuguesa



Com o texto “Heróis sem nome”, a estudante da Escola Municipal Padre José Francisco Bertero, Jéssica Sipriano de Freitas, de 14 anos, foi uma das 38 selecionadas na categoria crônica, para a etapa regional da Olimpíada da Língua Portuguesa. A próxima seletiva, em Porto Alegre, ocorre entre os dias 10 a 12 de novembro. A aluna é a única representante da região Sul de Santa Catarina no evento.
De acordo com a professora Eliane Teza Bortolotto, que acompanhou a construção do texto da aluna, além de ser uma oportunidade para aprimorar o processo de escrita dos alunos, está é uma forma de refletir sobre as práticas educativas. “Temos que estar motivados para que os alunos queiram e tomem gosto para participar. Fizemos um bom e reconhecido trabalho, agora estamos vivendo uma experiência única para mim e para Jéssica”, comemora Eliane.
Na etapa regional Sul a estudante classificada e a professora participarão de um encontro de semifinalistas, com o objetivo de ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. No encontro a aluna produzirá outro texto, que será usado para subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas para a etapa nacional.
Segundo Jéssica, escrever um texto falando sobre o tema “Lugar onde eu vivo”, tornou-se fácil por poder tratar da sua vivência. “Para escrever meu texto, perguntei para o meu pai a história dele como mineiro e tudo o que ele passou trabalhando. Aos poucos fui recordando do que vivi vendo meu pai indo trabalhar nas minas de carvão”, contou a estudante.
Para assistir 0 videoclipe do texto “O lugar onde vivo”, clique AQUI.

Texto: Milena dos Santos