quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Texto de aluna da rede é selecionado para etapa Sul Brasileira da Olimpíada de Língua Portuguesa



Com o texto “Heróis sem nome”, a estudante da Escola Municipal Padre José Francisco Bertero, Jéssica Sipriano de Freitas, de 14 anos, foi uma das 38 selecionadas na categoria crônica, para a etapa regional da Olimpíada da Língua Portuguesa. A próxima seletiva, em Porto Alegre, ocorre entre os dias 10 a 12 de novembro. A aluna é a única representante da região Sul de Santa Catarina no evento.
De acordo com a professora Eliane Teza Bortolotto, que acompanhou a construção do texto da aluna, além de ser uma oportunidade para aprimorar o processo de escrita dos alunos, está é uma forma de refletir sobre as práticas educativas. “Temos que estar motivados para que os alunos queiram e tomem gosto para participar. Fizemos um bom e reconhecido trabalho, agora estamos vivendo uma experiência única para mim e para Jéssica”, comemora Eliane.
Na etapa regional Sul a estudante classificada e a professora participarão de um encontro de semifinalistas, com o objetivo de ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. No encontro a aluna produzirá outro texto, que será usado para subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas para a etapa nacional.
Segundo Jéssica, escrever um texto falando sobre o tema “Lugar onde eu vivo”, tornou-se fácil por poder tratar da sua vivência. “Para escrever meu texto, perguntei para o meu pai a história dele como mineiro e tudo o que ele passou trabalhando. Aos poucos fui recordando do que vivi vendo meu pai indo trabalhar nas minas de carvão”, contou a estudante.
Para assistir 0 videoclipe do texto “O lugar onde vivo”, clique AQUI.

Texto: Milena dos Santos

Nenhum comentário: