segunda-feira, 21 de agosto de 2006

O astronauta brasileiro

Jornal de Cocal:12 de abril de 2006

Os noticiários do momento voltam-se para Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a visitar a Estação Espacial Internacional. Apesar das críticas aos gastos que o governo brasileiro teve para realizar esse projeto, sentimos um orgulho imenso porque estamos participando de descobertas científicas que normalmente pertencem aos países desenvolvidos.Numa página da internet, uma foto e uma frase do astronauta prenderam minha atenção: "Meu sonho não é conquistar o espaço. Meu sonho é conquistar o coração de cada jovem e mostrar que TUDO É POSSÍVEL quando se deseja." Perguntei-me, surpresa: "É isso que ele quer falar às pessoas? É justamente isso que eu quero que a maioria dos meus alunos entendam." Foi através de Marcos Pontes que eu disse a eles o que penso, porém, tenho consciência de que é com exemplo que vou provar minha intenção e essa tarefa não é fácil.Fiz um trabalho com meus alunos que escreveram algumas mensagens para enviar via e-mail ao astronauta. Através das escritas, percebi que alguns distorcem as informações – pensam que o astronauta foi à Lua -, outros deram os mesmos conselhos que receberam e alguns parecem dizer coisas óbvias ou originais. Há quem já sonhe em entrar em uma nave espacial e começa a imaginar seu futuro de outra maneira. Abro um espaço para que eles expressem suas idéias e seus sentimentos, por isso não corrigi nada:“Você lutou para conquistar seus sonhos e um de seus sonhos era ir para o espaço, ver a Terra lá de cima. Você é o primeiro homem mais corajoso. Tomara que você volte inteiro." (Jéssica Goulart dos Santos)“Quero parabenizá-lo por conseguir o que você desejava, lutou por seu sonho: ser o primeiro astronauta brasileiro, conhecer esse mundão.” (Francine Duarte Luiz)“Estou muito impressionada, pasma, alegre, contente, feliz, por você ter sido o primeiro brasileiro a ter visitado o espaço. Espero que você traga bastante e grandes inovações para o nosso Planeta Terra. Beijos da futura astronauta. (Érika Carolina Caetano Moura)“Não sei como é essa sensação. Mas sei que um dia você vai se lembrar e começará a rir por ser difícil, pensará muito no que você viu lá no espaço. (Jamilly Pereira Zanelatto)Meu nome é Guilherme Rodrigues, tenho 12 anos e moro em Cocal do Sul – SC. E queria te dizer que não admiro você só pelo fato de você ser astronauta. Mas, sim, porque você demonstrou força, garra e capacidade ao conquistar o seu sonho que era chegar no espaço. Era isso que eu tinha pra te falar. Admiro muito você. Tchau! (Guilherme Rodrigues)Antes de te conhecer pessoalmente já te considero um herói, porque poucas pessoas tem a coragem que você teve de ir para o espaço e se Deus quiser voltar vivo de novo ao Brasil. Seja bem-vindo novamente. (Maiara )Eu, Bruna, torci para você ter uma boa viagem. Foi muito legal realizar o seu grande sonho. Eu fiquei muito feliz porque deu tudo certo em sua viagem. Eu assistia muito a TV para ver como foi seu passeio no espaço. Eu me orgulhei de você ter essa grande coragem de ir até o espaço. Eu fique muito feliz.(Bruna)Meu sonho é poder virar uma astronauta e poder chegar ao espaço representando o Brasil, que nem você. (Francini Custódio)"Na minha opinião nenhum homem no mundo seria tão corajoso igual a você e eu te dou os parabéns por ser o primeiro homem mais corajoso do Brasil a ir para a lua. Bem que eu gostaria de te conhecer pessoalmente, cara a cara, mais isso seria só no dia que São Nunca cair de sua rede e resolver aparecer na Terra. Isso é mais do que impossível. Mas, eu, sabendo que você conquistou o Brasil inteiro fazendo essa loucura que até a sua mãe não queira deixar você fazer isso, mas mesmo assim eu fico dando pulos de alegria. Qualquer dia desses eu irei no seu site e deixo-lhe o meu para você me enviar essa resposta dessa pergunta que eu quero lhe fazer: Você foi para o espaço por fama ou por vontade mesmo?" (Dhenifer Renata Czimikski)Eu quero lhe dizer que quando eu era criança, em minha casa não havia banheiro, então, à noite quando eu ia fazer xixi no terreiro, divertia-me vendo a urina formando um rio e se infiltrando no solo, após serpentear um caminho sob à luz da lua. Nesses momentos eu me sentia pisando no mundo e sonhava em ser uma pessoa importante para a humanidade. Antes de entrar em casa, eu olhava para o céu e pedia que Deus me iluminasse para ter forças, seguir adiante e ser GENTE. Jamais vou esquecer que você existe e faz a diferença. Fazes parte das pessoas que admiro e em quem me inspiro todos os dias. Que o Universo lhe abençoe. (Professora Ana Lúcia)Há mais coisas para dizer e muito mais ainda a fazer...

Nenhum comentário: