domingo, 14 de setembro de 2014

Retrato de uma terra boa



Apresentaremos o poema “Retrato de uma terra boa” selecionado pela Comissão Julgadora de Criciúma para participar da etapa estadual da 4ªedição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
O poema foi escrito pela aluna Maria Alice Barchinski Peruchi, sob orientação da professora Eliane Tezza Bortolotto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Francisco Bertero.
https://www.youtube.com/watch?v=APkh7rHC4_g

Retrato de uma terra boa

Eu moro em Criciúma
Que fica no sul do Brasil
Terra de boa gente
Que vive em paz e contente.

Minha cidade parece
Um formigueiro agitado
De gente trabalhadora
Andando pra todo lado.

As ruas da minha cidade
São um jardim encantado
Com canteiros floridos
Pelas flores perfumados.

Minha cidade tem a cor
Do progresso, da felicidade
Da alegria e da amizade
De tudo que me lembra dignidade.

Os sons da minha cidade
Parecem barulho de trem
Todos os dias num ritmo apressado
É um grande vai e vem.

O céu que eu vejo aqui
Tem a cor do oceano
É lindo, imenso
E se espalha como o vento.

Minha cidade no inverno
Veste-se de aconchego
Quando vem se aproximando o frio
As noites chegam mais cedo.

Na primavera as flores
Cobrem minha cidade de encanto
Vem o vento forte trazendo
Aromas e cores que eu gosto tanto.

No verão o sol da minha cidade
É forte como um valente
Trazendo calor e brilho
À vida de nossa gente.

No outono dá gosto sentir
A brisa leve no rosto
Soprando bem devagar
O cheiro de fruta no ar.

As pessoas da minha cidade
São alegres e educadas
É uma gente que trabalha de verdade
E vive sempre animada.

Aqui nasci e sou feliz
Com minha família e amigos
Que são muito queridos
E até hoje tem vivido comigo.

Quando dela me afasto
A saudade dói feito ferida
Dói tão fundo na alma
Mas essa dor fica escondida.

Nunca abandonarei minha terra
Como um filho nunca abandona sua mãe
Vêm as dificuldades pela caminhada
Mas sempre juntos venceremos a jornada.

Esse chão é o berço
Da minha terra sem igual
Sempre me sinto protegida
Na minha terra natal.

Criciúma, Capital do Carvão,
Negro como a escuridão
Cidade de grandes heróis
Com as mãos sujas de carvão.

Os mineiros no passado
Trabalhavam construindo o futuro
No presente continuam lutando
Nesse trabalho tão duro!

Sou uma pequena sonhadora
E meu sonho vou revelar:
Que cada dia mais Criciúma se torne
Um lugar melhor de se morar.

Para o sonho virar realidade
É preciso acreditar
Ter certeza que tudo vai dar certo
E o que se pensa é possível realizar.

Parabéns Maria Alice!

Nenhum comentário: