sábado, 13 de dezembro de 2014

ALUNA DA REDE MUNICIPAL DE CRICIÚMA É HOMENAGEADA PELA ACADEMIA CRICIUMENSE DE LETRAS‏

Eliane, Ivana, Rose, Jéssica, Rosemery e José Paulo
     Nesta sexta-feira (12/12), nas dependências do Criciúma Clube, a Academia Criciumense de Letras realizou uma Sessão Solene de encerramento das atividades do ano de 2014, com a premiação dos vencedores do XV Concurso Literário e o lançamento da 16ª Revista Acadêmica. O concurso objetiva estimular a produção literária no sul de Santa Catarina nos gêneros conto, crônica e poesia.
     A professora Eliane Teza Bortolotto e a aluna Jéssica Sipriano de Freitas da EMEF Padre José Francisco Bertero foram homenageadas pela conquista das medalhas de bronze e prata na IV Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. “Estaremos em Brasília, no próximo dia 17, para acompanhar a cerimônia em que a Jéssica pode ainda receber medalha de ouro na categoria Crônicas. Tenho dito que ela é o exemplo de que alunos de escolas públicas tem sim, muito talento e capacidade de produzir textos de qualidade”, afirma Rose Margareth Reynaud Mayr, Secretária de Educação de Criciúma, também presente no evento.
     Toda semana a redação da Nova Escola e Gestão Escolar produz o Jornal da Educação. A manchete atual afirma que 25% dos alunos do 5º ao 9º sabem muito pouco de Língua Portuguesa. Os dados foram retirados da Prova Brasil e divulgados pelo Ministério da Educação. Isso significa que os alunos tem dificuldade de extrair informações simples de um texto, como reconhecer o assunto principal de uma reportagem ou localizar informações explícitas em um trecho de romance. “Essas informações nos entristecem muito porque fazemos parte desse momento da Educação Brasileira e temos consciência da nossa responsabilidade para mudar esse quadro. Trabalhar as Olimpíadas de Língua Portuguesa na escola é um passo fundamental para incentivar a produção escrita e a leitura de nossos alunos. Hoje fiquei conhecendo melhor o concurso da Academia Criciumense de Letras e certamente incentivarei meus alunos a participarem no próximo ano. A escola pública precisa mostrar e valorizar seus talentos”, finaliza a professora Eliane.
     A festa em que serão anunciados os vencedores nacionais da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro acontece em 17 de dezembro na Capital Federal. Além dos 152 estudantes finalistas – são 38 de cada gênero da Olimpíada - e seus respectivos professores, estarão presentes familiares e representantes das escolas, num total de 771 convidados. Os estudantes e professores farão uma visita monitorada pela cidade acompanhados dos familiares e os representantes das escolas.  Oportunidade para conhecer os edifícios da Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, a Catedral e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.
       A comunidade escolar da EMEF Padre José Francisco estará reunida na Associação Empresarial de Criciúma - ACIC - na quarta-feira dia 17, a partir das 16h, para assistir à cerimônia que será exibida pela internet.

Nenhum comentário: